LIÇÃO 01: Vivendo em Uma Sociedade que não Pára - 26 de Junho a 03 de Julho 2021
*VERSO PARA MEMORIZAR:*
*?A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!? (Sl 84:2).*
*Leituras da semana:* Gn 2:1-3; Jr 45:1-5; Êx 20:11; 2Sm 7:12; Mc 6:30-32; Gn 4:1-17
*Sábado, 26 de junho*
*Ano Bíblico: Sl 68-71*
Tique-taque; tique-taque; tique-taque. O relógio funcionava regularmente e de modo implacável. Faltavam duas horas para o início do sábado. Maria suspirou ao examinar o apartamento. Os brinquedos das crianças ainda estavam espalhados pela sala; a cozinha estava uma bagunça; Sara, a filha mais nova, estava deitada na cama com febre; e Maria tinha concordado que no dia seguinte serviria como recepcionista em sua igreja, o que significava que todos teriam que sair de casa 30 minutos mais cedo. ?Eu gostaria de encontrar sossego amanhã?, Maria pensou melancolicamente.
Do outro lado da cidade, Josué, marido de Maria, estava na fila para pagar por suas compras. O trânsito havia sido um pesadelo. A fila do caixa era longa. ?Eu preciso descansar. Não posso continuar assim?, Josué gemeu interiormente. ?A vida não deve se resumir a isso?.
Nossa vida é governada por horários de pico no trânsito, horas de trabalho, consultas médicas, conversas pelas redes sociais, compras e atividades escolares. Quer usemos transporte público, pilotemos uma motocicleta ou dirijamos um carro para transportar nossa família, o envolvimento com o mundo ao redor ameaça sufocar o que é realmente importante.
Como podemos encontrar descanso em meio a tanta agitação?
*Domingo, 27 de junho*
*Ano Bíblico: Sl 72-77*
*Exaustos e cansados*
*1. Leia Gênesis 2:1-3. Por que Deus criou um dia de descanso antes mesmo que alguém ficasse cansado?*
_______________________________________________________________________________________
Antes que o homem passasse a viver de modo estressante, Deus estabeleceu um marco, uma forma viva de estimular nossa memória: um dia para dar uma pausa e deliberadamente aproveitar a vida, um tempo para ser e não fazer, para celebrar especialmente a dádiva da relva, do ar, da vida selvagem, da água, das pessoas e, acima de tudo, do Criador de toda boa dádiva.
Aquele convite não expirou quando o homem foi expulso do Éden. Deus queria garantir que o convite resistiria ao teste do tempo e, portanto, desde o início, o Senhor colocou o descanso sabático na estrutura do tempo. Sempre haveria o convite a uma tranquila celebração da criação a cada sete dias.
Com todos os nossos dispositivos para economizar tempo de trabalho, hoje deveríamos estar menos cansados do que as pessoas que viveram nos séculos passados. No entanto, o descanso parece estar em falta. Mesmo quando não estamos trabalhando, somos envolvidos por atividades frenéticas. Sempre parece que, de alguma forma, estamos atrasados; por mais que consigamos fazer as coisas, sempre há mais a fazer.
Pesquisas mostram que dormimos menos e que muitos dependem da cafeína para continuar suas atividades. Temos telefones celulares mais rápidos, computadores mais rápidos, conexões de internet mais rápidas, mas parece que nunca temos tempo suficiente.
*2. Por que descansar é importante? Mc 6:31; Sl 4:8; Êx 23:12; Dt 5:14; Mt 11:28*
___________________________________________________________________________________________
O Criador sabia que precisaríamos de descanso. Ele formou ciclos no tempo ? as noites e o sábado ? para nos dar a chance do repouso. Aceitar Jesus como Senhor da vida significa reservar tempo para descansar. Afinal, o mandamento do sábado não é apenas uma sugestão!
*O que você pode fazer para vivenciar mais o descanso físico e espiritual que Deus deseja para nós?*
*Segunda, 28 de junho*
*Ano Bíblico: Sl 78-80*
*Falta de ânimo*
A privação de sono e a exaustão devido ao esforço físico excessivo são problemas reais. Mais preocupante, no entanto, é quando ficamos sem energia emocional. Além disso, quando a privação de sono é adicionada às provações emocionais, ficamos dolorosamente desanimados.
Baruque, o escriba de Jeremias, deve ter se sentido assim muitas vezes durante os últimos turbulentos anos de Jerusalém, antes do caos, sofrimento e devastação que se seguiram à destruição da cidade pelos babilônios.
*3. Leia Jeremias 45:1-5. Escreva um diagnóstico rápido da saúde emocional de Baruque:*
________________________________________________________________________________________
Como seria se Deus enviasse uma mensagem personalizada para você? Baruque recebeu uma mensagem do trono de Deus (Jr 45:2). Isso aconteceu ?no quarto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá?, por volta de 605 ou 604 a.C. Jeremias 45:3 representa um bom resumo de como as pessoas se sentem quando estão sem energia.
No contexto desse período, as queixas de Baruque não eram lamentos superficiais. Ele tinha motivos para se sentir desanimado. Coisas ruins estavam acontecendo, e outras viriam.
*4. Como Deus respondeu às dores e aos sofrimentos de Baruque? Jr 45:4,5*
________________________________________________________________________________________
A resposta de Deus ao sofrimento de Baruque mostra que o sofrimento divino foi muito maior do que o de Baruque. Ele havia construído Jerusalém, mas estava prestes a derrubá-la; havia plantado Israel como uma vinha (Is 5:1-7), mas iria arrancá-lo e levá-lo para o exílio. Não era isso que o Senhor desejava, mas isso tinha que acontecer por causa da rebelião do povo contra Ele.
Mas havia uma luz no fim do túnel para Baruque. Deus preservou sua vida ? mesmo em meio à destruição, ao exílio e à perda.
Leia as palavras de Deus dirigidas a Baruque. Qual mensagem podemos extrair para nós? Temos certeza de que Deus está ao nosso lado em qualquer situação?
*Terça, 29 de junho*
*Ano Bíblico: Sl 81-85*
*Definição de descanso no Antigo Testamento*
Todos precisamos de descanso. Por essa razão, encontramos esse tema em toda a Bíblia. Deus nos criou para realizar atividades que devem ser interrompidas pelo descanso.
Vários termos hebraicos denotam repouso. O descanso de Deus no sétimo dia recém-criado (Gn 2:2,3) é descrito com o verbo shabbat (?parar de trabalhar; descansar, tirar férias?), a forma verbal do substantivo ?sábado?. Esse verbo é usado em Êxodo 5:5 de forma causativa e é traduzido como ?fazer alguém descansar? de seu trabalho. O irado faraó acusou Moisés de querer que o povo descansasse de suas tarefas.
A referência ao descanso de Deus no sétimo dia, o sábado, no quarto mandamento é expressa pela forma verbal hebraica nuakh (Êx 20:11; Dt 5:14). O verbo é traduzido como ?repousar? em Jó 3:13 ou, mais figurativamente, ?parar?, referindo-se à arca da aliança em Números 10:36. Em 2Reis 2:15 lemos que o espírito de Elias ?repousou? sobre Eliseu.
Outra forma verbal importante é shaqat, ?ficar em repouso, conceder alívio, ficar quieto?. Essa forma é usada em Josué 11:23 para descrever o descanso da terra após a guerra da conquista inicial de Josué. O termo parece indicar ?paz? nos livros de Josué e Juízes.
O verbo raga? indica ?descanso?. Nas advertências contra a desobediência, Deus disse a Israel que eles não teriam descanso no exílio (Dt 28:65). O mesmo verbo aparece em uma forma causativa em Jeremias 50:34, descrevendo a incapacidade de proporcionar descanso.
*5. Leia Deuteronômio 31:16 e 2Samuel 7:12. A qual tipo de descanso esses textos se referem?*
______________________________________________________________________________________________
Esses versos usam uma expressão idiomática do verbo shakab que significa literalmente ?deitar-se; dormir?. Na aliança com Davi, Deus prometeu ao rei: ?Quando os seus dias se completarem e você descansar com os seus pais, então farei surgir depois de você o seu descendente? (2Sm 7:12).
Essa lista de verbos hebraicos para descanso esclarece que o conceito teológico de descanso não está conectado a uma ou duas palavras especiais. Descansamos individual e coletivamente. O descanso nos afeta física, social e emocionalmente e não se limita apenas ao sábado.
*A morte é um inimigo que será eliminado. Por mais que choremos a perda dos nossos queridos, por que é reconfortante saber que, pelo menos por enquanto, eles estão descansando?*