• Início
  • Turmas
  • Cursos
  • Webinars
  • Artigos
  • Drive
  • Início
  • Turmas
  • Cursos
  • Webinars
  • Artigos
  • Drive

Que ingenuidade acreditar que podemos dizer não à Vida.

13/07/2021 às 14:50
Miriam Morata
@miriammorata | Arquiteta
Seguir


'Agir, eis a inteligência verdadeira.

Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for.

O êxito está em ter êxito,

e não em ter condições de êxito.

Condições de palácio tem qualquer terra larga,

mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?'

Fernando Pessoa


Viver é a arte de fazer escolhas e saborear, ou amargar as consequências.

Todos os dias nos deparamos com uma bifurcação em nosso caminho, e precisamos optar por uma direção, ainda que não tenhamos nenhuma bússola ou mapa que poderá nos dar alguma ideia de onde esse caminho nos levará.

Somos seres ingênuos demais, distraídos demais e, às vezes, nos tornamos reféns da nossa imaginação e carência. Imaginamos que o caminho escolhido nos levará a paisagens, experiências e pessoas que amamos, ou quem sabe, a um pódio com troféu de beijo de chegada. Nem sempre é assim.

Outras vezes, o cansaço e o medo paralisam nossos pés, amordaçam nossa coragem e vontade, e não conseguimos escolher nenhuma direção. Pronto, nos libertamos do fardo da responsabilidade da escolha.

Mentira!

Que ingenuidade acreditar que podemos dizer não à Vida. Parar e desistir também são uma opção e um caminho.

E quando o ?destino? nos coloca em uma estrada sem retorno, acostamento para descansar, placas de sinalização e vias alternativas, nós descobrimos que na realidade, a vida não nos dá muitas opções, apenas duas que determinarão todas as outras ? Seguir ou Parar.

O Alzheimer é o ?presente? que a mão do destino nos oferece, e com ele também temos apenas duas opções ? Seguir (cuidar) ou Parar (abandonar).

O que significa Seguir e Cuidar?

Significa engolir o choro e o asco e continuar trocando fraldas, limpando vômito, lavando a ferida, ouvir ofensas de alguém que não sabe o que diz e calar porque o amor e a compaixão falam mais alto do que o grito desesperado de uma mente enlouquecida; significa se apresentar todos os dias para o pai, quando ele pergunta "quem é você"...

Cuidar de alguém que está impotente e totalmente dependente significa abrir mão dos planos e desejos, do lazer e das economias para a viagem dos sonhos, das noites de paz e das longas e deliciosas conversas com os amigos.

O que significa Parar e Abandonar?

Significa ir embora quando o outro estende a mão e encapsular-se no próprio umbigo; assumir a covardia e o egoísmo como valores fundamentais. É revelar ao mundo a sua real dimensão e mediocridade.

Quando optamos por cuidar de quem amamos, algumas outras opções muito difíceis irão se apresentar nesse caminho.

Todos os dias teremos que optar falar e calar; denunciar e omitir; passar por cima das próprias limitações e enfrentar desafios que surgem a cada minuto, ou ficar com pena de si mesmo e chorar pelos cantos em busca de piedade. Nem sempre temos forças para fazer a melhor escolha, e geralmente esquecemos de nos colocar nas prioridades. Esquecemo-nos de nós mesmos e depois precisaremos de um esforço enorme para recolher todos os pedaços e refazer aquilo que somos e reconstruirmos nossos sonhos.

De que são feitos esses pedaços?

De lembranças amargas, saudades, dores nas juntas, medo e cansaço acumulados, olhar de gratidão, certeza de ter feito o que precisava ser feito... Pedaços estranhos para se construir um sonho.

Nem sempre a Vida nos oferece a matéria prima adequada para a construção dos nossos castelos ou a Grande Obra da nossa vida.

Por outro lado, pedaço de tijolo vira giz e desenhamos projeto na calçada, sem que isso diminua em nada o resultado da Obra a ser executada.

Estou aprendendo a fazer farofa com pão duro.

Saber a hora de parar e recuar para tomar impulso é remédio.

Insistir em um caminho que leva à dor e ao sofrimento é veneno.?

Míriam Morata, trecho de Alzheimer - Assombro e Cura do Cuidador

Miriam Morata
@miriammorata | Arquiteta
Seguir
Entre e deixe seu comentário