IV Mutirão Alzheimer #cuidademim


Setembro Roxo - Mês de conscientização para a doença do Alzheimer
O Mês e o Dia Mundial do Alzheimer são uma campanha internacional da Alzheimer?s Disease International (ADI) realizada para aumentar a conscientização e desafiar o estigma que cerca a demência.
No Brasil, dados de estudos com a participação da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam haver 1,85 milhão de pessoas com alguma forma de demência. Além disso, cerca de 4% dos idosos brasileiros tem a doença de Alzheimer, somando um total de 1,3 milhão de pessoas.
Em 10 anos, teremos 50% mais pessoas vivendo com Alzheimer, chegando em 2 milhões de brasileiros. Lembrando que a estimativa atual é que mais de 50% das pessoas vivendo com Alzheimer não são diagnosticadas.
Criei a rede #cuidademim para oferecer apoio e informação ao cuidador familiar, através de grupos de apoio no Facebook e WhatsApp e do Mutirão #cuidademim - GRATUITO!
Qual o objetivo do Mutirão?
1. Oferecer apoio e informações para o cuidador familiar, familiares, profissionais, estudantes e todas as pessoas que lidam com a Demência e o Envelhecimento.
2. Possibilitar discussão sobre as dificuldades que o cuidador familiar enfrenta, sem apoio de familiares, Políticas Públicas ou Programas Sociais, durante o período do desenvolvimento da doença- após a morte do paciente e propor soluções.
3. Levantar discussões pertinentes ao futuro da saúde do idoso e apresentar novas possibilidades de tratamento para o paciente e o cuidador, como depressão, síndrome de Burnout e outras consequências do Alzheimer para o cuidador familiar.
4. Promover debate de ideias, a difusão de boas práticas e a troca de experiências entre profissionais e estudantes. Os debates girarão em torno dos desafios do dia a dia da relação cuidador e paciente, em todas as áreas ? saúde, social, jurídica, etc.
5. Construir uma ponte entre os profissionais e cuidadores.
Dia 30 de setembro das 9h às 16h vamos realizar nosso IV Mutirão e gostaria de pedir que nos ajudassem a divulgar esse evento, para que mais cuidadores e pacientes possam aprender com os profissionais e criar rede de contato e apoio.

