• Início
  • Turmas
  • Cursos
  • Webinars
  • Artigos
  • Drive
  • Início
  • Turmas
  • Cursos
  • Webinars
  • Artigos
  • Drive

Ética , princípios e valores. Vamos entender!

21/02/2022 às 16:55
Achou relevante?
Moema Chaves Barroso Cerqueira
@Educmoema | Instrutor
Seguir

Ética, princípios e valores

Para entendermos os princípios e valores éticos é necessário entender o que é ética.


Ética é um grupo de princípios básicos que pretende regular a conduta e modo de agir de um grupo social.


De uma maneira mais simples, a ética estuda os costumes das pessoas em sociedade, criando princípios e valores para guiar as pessoas a terem atitudes corretas e dentro da lei, que não interfira no direito de outras pessoas


Hoje varias classes utilizam a palavra ética para indicar os valores de seu grupo social, como a ética médica, ética publica ou mesmo a ética de uma empresa.


A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam as ações humanas na sociedade e seus grupos.


Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado.


Simplificando: É ser honesto, solidário e justo. Ser uma pessoa de caráter.

 

Princípios e valores éticos

 

Igualdade:

Este princípio diz que todas as pessoas são iguais e por isso, devem ser tratadas iguais sem preferências alguma. Todas as pessoas devem ter as mesmas oportunidades, direitos e deveres.

Aristóteles dizia que o princípio da igualdade não é tratar todos iguais e sim que os iguais devem ser tratados de forma igual e os desiguais de maneira desigual na medida de sua desigualdade. Na prática se houver desigualdade devemos tratar de forma desigual para reduzir esta desigualdade.

 

Liberdade:

Liberdade significa o direito de agir segundo a sua vontade, mas deve ser usada com responsabilidade para não prejudicar outra pessoa ou ferir princípios éticos e legais. Temos por exemplo a liberdade de expressão na qual podermos falar sobre nossas opiniões sem ser censurado. Mas esta liberdade tem limites quando esta opinião discrimina pessoas, ou grupos com declarações injuriosas e difamatórias. É o poder que qualquer pessoa pode usar, mas nos limites da lei.


Solidariedade/ fraternidade:

É um sentimento em relação ao sofrimento dos outros, é ajudar as pessoas que precisam de ajuda. É uma responsabilidade mútua, onde todos se sentem responsável um pelos outros cooperando entre si. São pessoas em uma situação melhor ajudando outras que estão em situação pior que a sua.


Honestidade:

Ser honesto é ser verdadeiro, ou seja, não mente e não engana. É uma pessoa que tem dignidade. Ele é contra a Lei de Gerson, aquele da propaganda que estimulava as pessoas a levarem vantagem e serem espertas. É observador das regras morais.

A honestidade é ligada à pessoa íntegra, decente e de honra, é uma pessoa que tem a coragem de cumprir com suas obrigações corretamente, mesmo que gere alguma consequência, pois é uma pessoa de moral elevado.

 

Justiça:

É um princípio que mantém a ordem social, é ser justo com todos respeitando o princípio da igualdade, onde todos somos iguais. A justiça é ?cega? buscando a igualdade de todos perante a lei. A pessoa justa se preocupa com o bem estar de todos e não apenas o seu.

 

Responsabilidade:

É ser responsável e responder por seus atos, mesmo que algo saia errado.

 

Respeito:

É o ato de respeitar e ter consideração ao próximo. O respeito faz a pessoa não ter atitudes perversas contra outra. A pessoa deve respeitar para ser respeitado. Respeitar é não ofender ou discriminar outra pessoa por que ela pensa ou vive diferente de você ( se o viver ou pensar dela não desrespeitem outras pessoas).

 


Moema Chaves Barroso Cerqueira
@Educmoema | Instrutor
Seguir
Entre e deixe seu comentário