Dia Nacional da Consciência Negra- 20 de novembro!


O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído pela Lei N° 12.519, de 10 de Novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder negro e ícone da resistência contra o processo de escravização do povo negro no Brasil. Esse passado de crueldade e de desumanização deixou marcas profundas na estruturação da sociedade brasileira, de modo que, até hoje, o racismo e seus reflexos ainda se fazem presentes no cotidiano. Por exemplo, quando pensamos em quem faz ciência, automaticamente, muitos podem imaginar a figura de um homem branco e mais velho, como o famoso Albert Einstein. No entanto, a ciência deve e precisa ser um espaço democrático, feito de e para todas/es/os. Por isso, a importância de políticas públicas, medidas afirmativas e dos movimentos sociais.
????Você sabia que 18 pessoas negras já ganharam o Prêmio Nobel? Sabia que a negritude trouxe e traz inúmeras contribuições para a humanidade? Invenções como o tratamento a laser para a catarata (Patricia E. Blath, 1986), o banco de sangue (Charles Richard Drew, 1941) e o GPS (Gladys West, 1980), por exemplo, são de pessoas negras (FOLMER, 2021; TAN & MERRIT, 2017; U.S., 2018).
Sejamos antirracistas! ??Pois, a luta pelo direito à liberdade, cultura e identidade do povo negro, contra toda e qualquer forma de inequidade, desumanização e apagamento é uma luta diária e requer nosso esforço conjunto.

